OASIS
É. A banda da vez é o Oasis. Se você nunca ouviu falar nos irmãos Gallagher e suas brigas, nunca cantou as palavras de Noel ou os agudos de Lion ou detesta quando ouve falar naqueles "Beatles da atualidade", se prepare. Os meninos (que não negam, querem mesmo ser os novos Beatles, ou melhores do que eles), têm muito a mostrar além da semelhança inglesa. Vamos ver se eu consigo te convencer? Dez razões pra ouvir!
01 - Banda de irmãos dá certo sim!: Pois é, e o Oasis é uma boa prova disso. Os meninos começaram a trabalhar com sua formação original em 1991. Antes disso, a banda de Lion, o The Rain, não contava ainda com Noel, que era roadie de uma outra banda, o Inspiral Carpets e estava fazendo uma turnezinha pela Europa. Numa volta pra casa, assistiu a um ensaio da banda do irmão, e resolveu entrar na banda. Mais com uma condição: ele (Noel) iria compor todas as canções, e Lion seria 'apenas' o mero vocalista. Em 1992, depois de arrecadar uma grana pra comprarem equipamentos, Noel deixou de ser roadie e junto com seu irmão Lian no vocal, Paul "Bonehead" Arthurs na guitarra, Paul "Guigs" McGuigan no baixo e Tony McCaroll na bateria, formou o Oasis. E os caras estão aí até hoje, fazendo o maior sucesso. Brigas,é claro que têm, mais superar isso é o melhor! Demais não?
02 - Definitely Maybe: Como? Definitivamente talvez? Isso aí. Pra um álbum de estréia, nada mais incomum. Pois é, em 1994 os meninos do Oasis entram de vez nas paradas britânicas e em pouco tempo os caras já tinham recebido o disco de ouro. Tudo isso graças a sons como Live Forever, Supersonic e Married With Children. Ninguém diria que um nome tão incerto traria tantas certezas.
03 - What´s the story?: Qual é a da vez? Ser comparados aos Beatles? Se dizer melhor que eles? Estourar mais ainda? Tudo isso e um pouco mais para os britânicos do Oasis! Definindo o estilo britpop para a banda, com músicas como Wonderwall e Don't Look Back in Anger, o período também marcou a saída do baterista Tony McCarrol, por suas constantes brigas com os irmãos Gallagher. Tony foi substituido por Alan White e o Oasis alcançou o primeiro lugar de vendas no Reino Unido, e ainda a quarta posição nos Estados Unidos.
04 - Beatles mesmo: As referências à banda são óbvias. Em todos os álbuns, em várias músicas, nas letras, nas melodias, no visual, nos cabelos. No álbum "The Masterplan", há um cover de I Am the Walrus ao vivo. Go Let It Out, do album Standin on the Shouder of Giants tem um trecho que provavelmente foi inspirado em Hey Jude. "Don´t Look Back in Anger" tem a introdução identica à de "Imagine" de Jonh Lennon. Mais o álbum que provavelmente tenha mais influências notáveis é o Be Here Now. Nas músicas "Stand by Me", "D'You Know What I Mean", "All Around the World" e "Fade In-Out" notam-se referências e semelhanças em suas letras, melodias e até em clipes. No mesmo álbum, além de outras referências, há no encarte uma foto com cartaz, onde se lê o seguinte: "Os Beatles eram bons, mais o Oasis é melhor". Não disfarçam mesmo!05 - A irreverência: Comentam os fãs mais assíduos que ver um show do Oasis é também engraçado. Brigas de irmãos (Liam quer atenção, mais Noel também quer), brincadeiras e brigas com o público (ataque o time do coração de Liam na frente dele e veja um cara muito nervoso) e frases feitas, unidas às guitarras mais ferozes. Coisas engraçadas também costumam acontecer nos shows do Oasis. Imagine o Noel indo parar num hospital por causa de um fã que, sem motivo notável, subiu no palco, deu-lhe um murro no olho e saiu correndo. Boa né?
06 - Influências: E nem só de Beatles o Oasis viverá. Não mesmo! Liam (que na verdade é William, feio né?) curte muito um Rolling Stones também! Além de não abrir mão de um belíssimo The Kinks, um The Who e um Sex Pistols. Noel, é mais 'alternativo'. Seus heróis são Paul Weller, antigo The Jam, estourando solo, Johnny Marr, também um grande guitarrista e formador dos Smiths (o cara), e é claro, John Lennon. Por que será né?
07 - Shows no Brasil: Pois é. Os caras nos visitaram três vezes! A primeira, em 1998, na turnê do "Be Here Now", lotou o Anhembi com 12 mil pessoas. A segunda, em 2001, presença mais que marcante no "Rock´n´Rio" e em 2006, divulgando o último álbum "Turn Up The Sun". Nesta apresentação, um fato histórico: à pedido dos desesperados fãs brasileiros, debaixo de uma chuva torrencial, os meninos de Manchester mudaram a set-list, e tocaram a pedida Supersonic. Esta foi a única mudança de repertório da banda na turnê.
08 - Os melhores da década: Pois é. O hit mundialmente conhecido Wonderwall, talvez a música mais conhecida da banda, virou o melhor som da década de 90, através de votação da rádio inglesa "Virgin Radio". Os caras também foram os únicos a ter duas músicas na lista das 10 melhores da votação, com "Don´t Look it Back in Anger", que ficou em quarto lugar. Magia, romantismo, fúria... tudo isso e muito mais as letras dos caras também trazem. Para os mais revoltados e para os mais amorosos, as palavras de Noel (a maioria das letras tem a sua assinatura no final) envolvem e fazem refletir. Se por Wonderwall, ou simplesmente por suas maravilhosas músicas eles merecem ser os melhores dos anos 90, com certeza merecem um pouquinho da sua atenção, não?
09 - Dislexos escrevem pra caramba! Nossa, essa é boa! Quem diria que um cara que compõe tanto como o nosso Noel tenha dislexia. A doença, entre outros males, dificulta a escrita no papel, faz a pessoa trocar as palavras... enfim, tudo isso faz o nosso compositor ficar horas a fio escrevendo, revisando, olhando, escrevendo tudo de novo para ter as palavras no lugar certo. Um baita esforço! Mais vale a pena não é mesmo?
10 - Extremos e modestos: O grande foco da banda são as polêmicas dos irmãos mesmo. Frases deles já se tornaram 'hino' de vários jovens, fãs da banda, e os caras têm extrema noção de que 'estão podendo'. Liam, simplesmente 'o máximo' já chamou Paul McCartney e Mick Jagger de 'cogumelos velhos e suarentos', disse que 'quando se pode transar com todas as mulheres do mundo, tudo fica muito chato' e que 'só gente burra e chata' não gosta de seu jeito de cantar. Já Noel é mais moderado, ou mais beatlemaniaco mesmo. Uma vez, disse: 'Dentre as 50 melhores canções pop de todos os tempos, 49 são dos Beatles. A outra? Wonderwall'. Em outra declaração super simplória, Noel soltou: 'Compare nossos Cd's com os dois primeiros álbuns de todas as bandas de rock. Não sobra ninguêm, talvez só os Beatles'. Modesto não?
A atual formação da banda é: Liam Gallagher no vocal, Noel Gallagher e Gem Archer na guitarra e Andy Bell no baixo. Em algumas turnês da banda, Zak Starkey, nada mais, nada menos que o filho do beatle Ringo Star, o garoto ocupa a função do pai na banda. Mais não quer se fixar no Oasis e toca também no The Who. Nada melhor para beatlemaniacos como os caras do Oasis ter sangue Beatle na banda. Conhece? Aaah, ainda não?
Então vai lá, demorou pra entrar no site dos caras e descobrir tudo o que puder sobre esses loucos.
Acessa: http://www.oasisinet.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário